InícioBrasiliaUBS 3 de Planaltina oferece atendimento on-line por aplicativo
spot_img

Posts Relacionados

COLUNISTAS

ANDRADE

JORNALISTA

Com 7 anos de atividade em Brasília.

spot_img

UBS 3 de Planaltina oferece atendimento on-line por aplicativo


Serviço disponibiliza informações para as demandas mais simples de pacientes

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE

Em tempos de pandemia, a tecnologia se tornou uma aliada dos serviços de saúde. Um exemplo disso é o atendimento on-line oferecido à população pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Planaltina, mais conhecida como Centro de Educação Profissional de Saúde (CEP-Saúde).

Desde agosto, os profissionais utilizam o aplicativo WhatsApp Business, que oferece respostas pré-programadas às principais perguntas dos usuários, enviadas para o telefone funcional da unidade. Por esse contato, a equipe de saúde já recebeu 337 mensagens desde 12 de agosto.

Pelo WhatsApp, a equipe responde questões da população relacionadas a vacinação, exames e detalhes sobre a unidade, como horário de funcionamento. Desde junho, o aplicativo é utilizado para oferecer informações e tirar dúvidas dos usuários. Contudo, os profissionais de saúde decidiram aprimorar o serviço com o uso de mensagens automáticas para garantir respostas mais rápidas, além de manter o distanciamento social dos pacientes com demandas mais simples.

“O acesso digital trouxe muitas vantagens. Com o serviço, os pacientes conseguem resolver as demandas mais simples sem precisar virem à unidade. Isso reduz a questão da aglomeração e melhora até mesmo o processo de trabalho dos profissionais, que se sentem menos sobrecarregados”, explicou Vinícius Luz, médico de Família e Comunidade da UBS 3 de Planaltina.

De acordo com o médico, a introdução do WhatsApp Business surgiu depois que um residente da unidade apresentou a experiência positiva que teve com o aplicativo em Florianópolis. A ferramenta começou a ser utilizada pela Secretaria de Saúde de lá há alguns anos, com quase todas as unidades básicas de saúde (UBSs) oferecendo serviços digitais.

“Como o aplicativo oferece respostas padronizadas, temos apenas que digitar os códigos para continuar a conversa. A partir do ponto que o paciente entra em contato por mensagem, recebe as informações iniciais, o pedido de se identificar e informar seu endereço, e um telefone para contato caso de uma urgência ou emergência”, detalhou Vinícius Luz.

Segundo o médico, a ideia é reforçar o serviço no futuro, proporcionando também a marcação de consultas pelo aplicativo. “Por conta da pandemia, ainda estamos tendo dificuldades com a agenda dos profissionais, devido ao aumento da demanda. Mas a partir do momento que virmos que é possível, também faremos o acolhimento para marcação de consultas”, ressaltou.

O serviço on-line está disponível à população atendida pela UBS 3 de Planaltina de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Últimos Notícias

rexbet giriş
kingbetting giriş
casinomilyon
alev casino
plinko casino
plinko romania
biabet giris
betwild giris
biabet giris
pin up aviator
betmarino giriş
super gra
cashwin giris
inagaming giriş
atlasbet giriş
stake giriş
sugar rush 1000
rulet oyna
aviator casino
betwild giris