O PSB ingressou com um agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de retomar a vaga do deputado distrital correligionário José Gomes, cassado por suposto abuso de poder econômico em 2018. O partido tem a intenção de conduzir novamente a filiada Luzia de Paula à Câmara Legislativa (CLDF).
A peça, encaminhada para análise do ministro Dias Toffoli, foi apresentada nessa terça-feira (10/11). O magistrado foi o responsável pela liminar reconduzindo José Gomes para a CLDF. Na decisão, o ministro não discutiu o mérito da cassação, mas destacou a necessidade do trânsito em julgado antes do afastamento do distrital.
“Entramos ontem com um agravo regimental no STF e, como parte interessada, por acreditarmos que há uma robustez de inúmeras provas autônomas e independentes da gravação ambiental consideradas pela Justiça Eleitoral. Elas geraram a decisão unânime no mérito pela cassação do mandato tanto no TRE-DF como TSE”, disse Dias.
“Considerando que o mandato é do partido, vemos como urgente a reconsideração, visto que há iminência de dano irreparável à primeira suplente, que já havia assumido o mandato”, concluiu o presidente regional do PSB. A legenda também colocou em marcha um processo de expulsão de José Gomes.
Hugo Barreto/Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Posse de José Gomes na Câmara LegislativaGustavo Moreno/Especial Metrópoles
José Gomes e Rafael Prudente, presidente da CasaGustavo Moreno/Especial Metrópoles
José Gomes discursos pata apoiadores do lado de fora da CLDFGustavo Moreno/Especial Metrópoles
Luzia de Paula vai recorrer da decisãoMichael Melo/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
José Gomes discursos pata apoiadores do lado de fora da CLDFHugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
José Gomes recuperou o cargo nesta sexta-feira (30/10)Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
1
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com o gabinete de José Gomes sobre a questão. “A defesa do deputado informou que não irá comentar recursos de outras partes”, informou a assessoria por nota.