Na manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes contra o Consumidor, à Propriedade Imaterial e Fraudes – Corf, deflagrou a Operação Lombroso, com a finalidade de cumprir mandados de prisão preventiva e temporária e 32 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Piauí e Goiás. O efetivo utilizado foi de 250 policiais civis.
O objetivo é desarticular uma organização criminosa de grande porte, cujos integrantes produziam e utilizavam documentos falsos com a finalidade de obter crédito junto às instituições financeiras e redes de lojas varejistas no âmbito do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.
Os bandidos são reincidentes em crimes graves, como homicídio, extorsão mediante sequestro, roubo com restrição de liberdade, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, uso de documentos falsos, falsificação de documento público, estelionato e furto mediante fraude. O prejuízo estimado dos golpes gira em torno de R$ 8 milhões.
Os mandados foram cumpridos em Águas Claras, Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga, Planaltina, Vicente Pires, Samambaia, Guará, São Sebastião, Santo Antônio do Descoberto/GO, Novo Gama/GO, Caldas Novas/GO e Parnaíba/PI.