InícioUtilidade PúblicaPandemia evidencia peso do e-commerce na economia
spot_img

Posts Relacionados

COLUNISTAS

ANDRADE

JORNALISTA

Com 7 anos de atividade em Brasília.

spot_img

Pandemia evidencia peso do e-commerce na economia

O varejo brasileiro anuncia há tempos grande aposta no crescimento exponencial do comércio eletrônico e em tecnologias que permitam implantar o modelo omnichannel, no qual todos os canais de vendas interagem para garantir a melhor experiência do consumidor.

Ainda assim, o aumento do e-commerce surpreendeu demasiadamente nos últimos meses no país e no mundo.

A súbita ‘explosão’ por conta da pandemia de Covid-19, colocou marketplaces, vendedores, fornecedores, operadores logísticos e transportadores sob pressão.

E os forçou a proceder com avanços significativos em processos e inovações tecnológicas em curto espaço de tempo.

Entregas no mesmo dia, compras realizadas no metrô a serem entregues em lockers instalados em academias de ginástica ou por drones no quintal do consumidor, foram algumas das opções consideradas.

A nova economia e o e-commerce, em particular, têm sido puxados por esse desenvolvimento rápido e exponencial de necessidades de atendimento cada dia mais complexas e focadas sobretudo na última milha (last mile).

Investir em hubs, migrar para o digital, formar parcerias e adquirir outras companhias tornaram-se fundamentais para capitalizar a onda – cada vez mais forte – do comércio eletrônico.

Analisar, tratar e transformar dados em conhecimento estruturado se tornou imperioso para o planejamento mais eficiente do negócio. Usar inteligência artificial, data science e robótica são algumas das opções para reduzir custos, adicionar flexibilidade e garantir o sucesso da experiência do cliente.

É claro que cada negócio é único, com detalhes característicos, mas de modo geral para se destacar nesse ’novo normal’, elenco algumas das melhores iniciativas:

•     Data science: investir em big data e analytics para propiciar visibilidade e segurança na tomada de decisões do negócio, com uso de ferramentas de tratamento de dados, como o Alteryx;

•     Plataforma digital para integração da supply chain: implementar uma plataforma digital que integre os players da supply chain – de fornecedores na Ásia até os pontos de venda no Brasil – para garantir alinhamento e performance das operações logísticas. Fornecer informações de produtos, serviços, performance, custo e outros fatores críticos para o sucesso do negócio;

•     Control tower:  construir um “cockpit” – que pode estar no celular e em sala de controle, com uso de ferramentas de Business Intelligence (PowerBI, Tableau etc.) para viabilizar gestão por fatos. Os dashboards devem falar por si e permitir traçar e corrigir rotas rapidamente;

•     Inteligência artificial: implantar uma plataforma de IA que permita entender os movimentos dos clientes e do mercado por meio de sinais nem sempre evidentes. A humanização desse tipo de ferramenta pode transformá-la em uma assistente virtual bastante útil para apoiar decisões táticas, estratégicas e mesmo operacional de forma rápida e menos intuitiva;

•     Full commerce: considerar a contratação desse tipo de solução integrada pode ser um excelente atalho para o varejo on-line. Nesse modelo um único provedor oferece  todos os serviços de front end (loja on-line, marketing digital, engajamento e  conteúdo); de back end (plataforma de e-commerce, meios de pagamento, faturamento, ERP, SAC e hub para marketplaces); e de operação logística completa (recebimento, armazenagem, separação, embalagem, expedição, entrega e reversa).

Para enfrentar esses e outros desafios recorrentes do mercado, a TPC se diferencia para oferecer tudo isso no conceito one-stop-shop. Não são tempos fáceis, mas a empresa tem conseguido acelerar importantes transformações. Investe alto em tecnologias para suportar o aumento da demanda, conhecer preferências e hábitos dos consumidores, e assim antecipar necessidades e oferecer produtos e serviços sob medida a um nível jamais imaginado e praticado.

O comércio online sempre foi importante aliado tanto de empresas como do consumidor e, nessa época de pandemia e restrição de circulação, aqueles que estiverem mais preparados sairão mais fortes que nunca.

*Eduardo Leonel é executivo especialista em cadeia de suprimentos. Desenvolveu uma plataforma web inovadora para integração de cadeias logísticas na TPC logística Inteligente, local em que atua como Diretor de Projetos e Inteligência de Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Últimos Notícias

betmarino giriş
alev casino
kingbetting giriş
plinko romania
casinomilyon
betwild giris
betwild giris
atlasbet giriş
aviator casino
plinko oyna
sugar rush 1000
inagaming giriş
cashwin giris
biabet giris
biabet giris
stake giriş
rexbet giriş
rulet oyna
super gra
pin up aviator