InícioBrasiliaEntrevista: Sorlene Ferreira, a Sol, criadora do projeto “Ação do Bem” 

Entrevista: Sorlene Ferreira, a Sol, criadora do projeto “Ação do Bem” 

 

Ela não imaginava que estava inspirando vários aprovados em concurso públicos a manifestar de forma diferente 

Todo dia é dia de fazer o bem. Sorlene Ferreira não imaginava que estava inspirando vários aprovados em concurso públicos a manifestar de forma diferente. Sol, como gosta de ser chamada, é uma das poucas mulheres que lidera um grupo grande de aprovados em concurso público. Ela foi provada para o cargo Técnico de Gestão Educacional – Especialidade: Secretário Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal SEDF, e presidente da Comissão dos Secretários Escolares Aprovados/2016.

As amigas de comissão uniram-se e resolveram desfazer a tradição de pegar um carro de som e manifestar na frente do Palácio do Buriti. Essa mudança iniciou-se há exatamente um ano, quando juntou o seu grupo de 2200 aprovados e saíram realizando ações sociais por todo o DF. Espelhando-se neste movimento, vários grupos de aprovados em todas as áreas também já realizaram ou estão realizando ações sociais.

Como surgiu esse projeto? Quantos participantes? Você sempre foi uma visionária? Com a necessidade de sermos ouvidos pelo GDF sobre as demandas do nosso concurso, compramos 2500 brinquedos para o projeto  “Vem Brincar Comigo”, da primeira dama Mayara Noronha. Ela não pode nos receber para a fotografia da entrega da doação, e com essa grande quantidade de brinquedos e sem saber o que fazer, projetamos o dia das crianças na Rodoviária do Plano Piloto (foi uma manhã mágica) e desde então o projeto está crescendo. Conseguimos grandes empresas parceiras, e também a participação e o engajamento da família dos aprovados nas ações. Os integrantes do projeto são: Presidente Sorlene Ferreira(Sol),  Vice-presidente Angela Nadierge(Pastora Ângela), Coordenadora Elizangela Granjeiro e a Coordenadora Daniela Cunha(Dany). Agradeço o visionária, mas quem rege meus passos e direciona este projeto é Nosso Senhor Jesus e o meu grupo de “amigos do bem” que são pessoas extraordinárias.

Quanto tempo de Ação do Bem? Vamos completar um ano e vem festa por aí. Já doamos: 3 mil brinquedos, 950 máscaras adaptadas, 3H de abraços (lógico que antes de pandemia), 960 máscaras transparentes cortadas a lazer, para autistas e intérpretes, 3500 mini sabonetes, 300 mini xampus, material para confeccionar 3 mil máscaras adaptadas na fábrica social, 200 mascaras Face Shields, 30 kits de leitura, 1500(roupas e calçados), 4500 ovos, 2 toneladas de alimentos, 600 kits com máscaras de tecidos e 700 marmitas de refeições prontas.(Hospitais e Rodoviárias).

Como está o seu concurso? Como andam as convocações? São 11 anos sem concurso, 463 mil alunos, 34 mil professores e somente 654 secretários escolares ativos na rede de ensino do DF, atendendo a toda esta demanda. O ideal seria a contratação de 1500 secretários, já que com a pandemia os alunos das escolas particulares estão migrando para as escolas públicas, o que vai virar uma bola de neve com o início do próximo ano letivo. E porque temos uma LDO nos anos 2020 e 2021 de 1500 Secretários Escolares em cada ano (LDO –Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Afinal o que é um secretário escolar? É o profissional especialista com o curso técnico, responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares, planeja e auxilia nas decisões da direção e toda a gestão(com registro profissional específico no MEC) e principalmente assina o diplomas e certificados de conclusão dos estudantes. Está sob as responsabilidades de um Secretário Escolar todos arquivos com registros da vida acadêmica dos aluno(documental). Para que o profissional tenha um bom desempenho como Secretário Escolar é essencial que tenha o registro com o curso técnico em secretário escolar, que seja organizado e possuir boa comunicação, afinal ele será o primeiro contato da comunidade com a escola.

O que acontece se o secretário não tiver o registro? A sociedade vem cobrando cada vez mais a especialização das funções públicas, principalmente na escola. Quanto melhor a capacitação, melhor será o serviço prestado para a sociedade” Caso o profissional não seja devidamente habilitado os certificados, diplomas, históricos e declarações poderão não ter valor documental. É o mesmo caso de auxiliar de enfermagem assinar uma receita no lugar do médico… Porque que nas escolas aceitam esses desvios e encaixes sem a habilitação, já que existem secretários escolares aprovados, aguardando as nomeações?

Como estão as secretarias durante a pandemia? Muitas secretarias estão sem o profissional secretário escolar. Em algumas instituições o diretor ou professores readaptados estão acumulando essa função. Já os professores além dos atendimentos e aulas remotas, em sua maioria estão realizando o trabalho de secretário escolar, encontrar os alunos, encontrar responsáveis e ligar para telefones disponíveis nos cadastros dos estudantes e até pesquisar nas redes sociais.

Vocês irão prosseguir com o projeto após nomeados? Vamos sim, o objetivo é transformar o nosso projeto Ação do Bem em um grande captador de jovens, crianças e pessoas com deficiência para atender as comunidades mais carentes e vulneráveis. 

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