InícioNotasA Reforma Tributária pode ser a saída para o Brasil financiar o...

A Reforma Tributária pode ser a saída para o Brasil financiar o programa de auxílio emergencial?

Especialista da Dootax, startup que simplifica as rotinas fiscais das empresas, comenta os dois temas em pauta no congresso
Em pauta no Congresso Nacional e paralisada durante a pandemia da Covid-19, a reforma tributária é um tema que atinge diversos setores, já que o Brasil tem uma das mais complexas cargas tributárias do mundo. Diante dos debates sobre essa reforma e a criação de um programa de renda mínima para financiar o auxílio emergencial, benefício instituído no Brasil pela Lei de nº 13.982/2020, que previu o repasse de 600 reais mensais, e posteriormente R﹩ 300, a trabalhadores informais e de baixa renda, até o mês de dezembro de 2020, especialistas do setor apontam que a reforma tributária pode alavancar a criação de um programa de renda mínima no País.
O ministro da economia Paulo Guedes disse que há sim a possibilidade de renovação do benefício, mas garantiu que os cortes seriam feitos de outras despesas como forma de compensação sem furar o teto de gastos. Seria também, segundo ele, um gasto “mais focalizado” atendendo 45 milhões de pessoas em vez dos 64 milhões de beneficiados. O auxílio emergencial a partir de março deve ter valor mais baixo do que o de 2020, cerca de R﹩ 250,00, e menos pessoas beneficiadas. O texto pode ser votado nesta quinta-feira (25/2) no Senado.
Segundo Yvon Gaillard, economista e fundador da Dootax, startup que otimiza as rotinas fiscais de empresas, ainda há muitas dúvidas sobre uma possível reforma tributária e em nenhuma das propostas apresentadas há redução de carga tributária.
“Então, como convencer a população de uma reforma tributária ampla? Uma potencial resposta seria embarcar o financiamento ao programa de renda mínima, o auxílio emergencial que o governo deu no ano passado na pandemia e agora pretende voltar a partir de março/2021. Tal programa mostrou ter um impacto extremamente positivo na economia, além de ajudar os milhares de cidadãos brasileiros impactados pela crise econômica que o país vive desde de 2015 e agravada agora pela pandemia”, explica Gaillard.
Ele aponta ainda que é necessário esclarecer a reforma com dados e eliminar a linguagem jurídica à população.
“Isso a DOOTAX se propõe a fazer. Criamos uma base na qual as empresas podem ver o real impacto de uma reforma em sua operação. Isso dará mais subsídio para um debate sadio e propositivo. Além disso, nosso governo precisa cortar na carne despesas desnecessárias, benefícios e congelar aumentos a governantes eleitos por um bom tempo para todos os entes federativos. Sem apoio popular, sem sacrifícios de todos, principalmente da classe política, não haverá reforma tributária democrática e nem melhora do ambiente econômico para em um futuro começarmos gradativamente a diminuir a carga tributária”, finaliza o especialista.
Sobre a Dootax
Em um dos sistemas tributários mais burocráticos do mundo, a Dootax simplifica as rotinas fiscais das empresas. Fundada em São Bernardo do Campo (SP) em dezembro de 2018, a startup criou uma plataforma de RPA fiscal que revolucionou a maneira de lidar com as obrigações tributárias no Brasil. As soluções abrangem a emissão e pagamento de tributos,consulta agilizada de CND e a organização e notificação automatizada de DT-e.O software garante agilidade, segurança e o compliance fiscal que as empresas tanto buscam. https://www.dootax.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sugar rush 1000
pinco giriş
sweet bonanza
plinko
neyine giriş
plinko casino
vulkan vegas
casibom giriş adresi
vulkan vegas