A Justiça do Distrito Federal determinou o bloqueio de R$ 106,2 mil das contas bancárias do governador Ibaneis Rocha (MDB) e outros três gestores, no processo que apura possíveis irregularidades na doaçao de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao município de Corrente (PI), cidade onde cresceu.
O repasse do material foi feito pelo governo local, durante a pandemia de Covid-19, em meio a reclamações da falta de equipamentos na rede pública da capital. O bloqueio foi determinado nas contas das seguintes autoridades:
Governador Ibaneis Rocha (MDB)
- Secretário de Saúde, Osnei Okumoto
- Ex-secretário de Saúde, Francisco Araújo
- Prefeito de Corrente, Gladson Mascarenhas (PP)
A decisão é liminar (temporária) e foi publicada na quinta-feira (29). Cabe recurso. Segundo a juíza Sandra Cristina Candeira de Lira, a medida pretende garantir o ressarcimento aos cofres públicos do DF, caso a doação seja considerada irregular pela Justiça.
Questionado sobre a decisão, o governador Ibaneis disse que “discorda da decisão e vai interpor recurso”. Já a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) disse que “não procede” a informação de bloqueio na conta do secretário Osnei Okumoto. No entanto, o nome dele está entre os réus do processo e a decisão se estende a todos eles.
Com informações do G1